O Pe. William Cañón é um missionário colombiano que todos os domingos se transforma em um treinador de futebol para levar alegria a 60 meninos africanos que vivem em extrema pobreza.

O missionário não é jogador profissional, mas torce pelo time colombiano Santa Fé e quando chegou à localidade de Mamfe, ao sul de Camarões, encontrou-se com um povoado que conservava alguns costumes pagãos como a poligamia e problemas como doenças, escassez de alimentos, falta de energia elétrica e água potável.

O Pe. Cañón notou que os meninos e jovens gostavam de jogar futebol, deste modo decidiu aproveitar esta oportunidade para aproximá-los de Deus. A cada domingo, o sacerdote celebra a Eucaristia antes de jogar. Muitos meninos caminham até três horas para chegar. Os jogos são realizados no meio da floresta em um campo de terra com traves improvisadas e sempre começam as partidas com uma oração.

“Vê-los chegar é um espetáculo inimaginável. Alguns chegam sem sapatos, mas com uma alegria imensa em seus rostos. A maioria são meninos espontâneos e sinceros. E, sobretudo, agradecidos. Porque é o único momento que têm para se distrair e sonhar. Apesar das circunstâncias e das dificuldades, sempre estão ali”, expressou o sacerdote a ‘El Tiempo’.

“Aqui os meninos são felizes com pouco e com a vida que têm”, acrescentou.

Durante a semana, o sacerdote celebra Missa todos os dias às 6h. Depois, dirige-se ao hospital local, onde permanece quase o dia inteiro e serve como capelão.

O trabalho do missionário comoveu a equipe de Santa Fé. Em uma viagem à Colômbia, pediu doações para sua equipe em camaronesa e o presentearam com bolas, 40 uniformes para os meninos e vídeos com exercícios de aquecimento.

“Estou muito agradecido a Deus por esta bonita oportunidade que me deu. E ao Santa Fé, pelos uniformes. Daqui, continuo apoiando a minha equipe”, expressou.

Confira também: