A Santa Sé confirmou em coletiva de imprensa que o próximo Encontro Mundial das Famílias – do qual o Papa participará – será celebrado em Dublin (Irlanda), entre os dias 22 e 26 de agosto de 2018, e terá como lema “O Evangelho da família, alegria para o mundo”.

Conforme anunciou o Presidente do Conselho Pontifício para a Família, Dom Vincenzo Paglia, o documento pós-sinodal Amoris Laetitia será “a carta magna de todo o encontro, tanto na preparação como em sua celebração”.

O responsável pela família no Vaticano explicou que “este é um convite para escolher o ‘nós’ da família, para responder à necessidade do amor que sai de cada homem e cada mulher”. “As famílias, particularmente as ‘famílias cristãs’, são uma boa notícia (um ‘Evangelho’) para a Igreja e para o mundo”, declarou.

Segundo Dom Paglia, é importante que a família tenha um lugar neste país, porque “passa por um momento delicado de transição” e também, “através do Encontro Mundial, pode ajudar a si mesma, a Europa e o mundo, a reencontrar a força, a energia, a tensão missionária, mediante o redescobrimento da vocação e da missão da família”.

Também esteve presente o Arcebispo de Dublin, Dom Diarmuid Martin, o qual destacou que “é significativo que o Papa Francisco escolhesse a família como tema do primeiro Sínodo dos Bispos de seu Pontificado” e assinalou que São João Paulo II também a escolheu para seu primeiro Sínodo de 1980 com o tema ‘Missão da família no mundo contemporâneo’.

Sobre a 9ª edição deste Encontro, o Prelado assegurou que será “uma festa do testemunho do amor de Deus revelado em Jesus Cristo” e acrescentou que “a vocação dos casais cristãos, sustentados pelo Sacramento do Matrimônio, é um convite a testemunhar o amor e experimentar a alegria que nasce da partilha do amor de Jesus com aqueles que estão passando por alguma dificuldade”.

Nesse sentido, assegurou que “muitas famílias na Irlanda sofrem sob o peso de uma situação econômica precária”. “O programa das catequeses da Igreja sobre o matrimônio e a família têm necessidade de uma transformação completa, em sintonia com o que foi dito na Amoris Laetitia”.

Confira também: