A Sala de Imprensa do Presidente da Armênia, Serzh Sargsián, divulgou o lema e o logo oficiais para a visita do Papa Francisco ao país entre os dias 24 e 26 de junho de 2016.

O lema oficial é: “Visita ao primeiro país cristão”.

 

O logo é formado por um círculo com as cores violeta e amarelo, o qual reflete as cores oficiais da igreja apostólica armênia e da Igreja Católica e, além disso, contém o escudo de ambas.

Do mesmo modo, o logo apresenta a imagem do monte Ararat, onde segundo o livro do Gênesis foi o porto depois do dilúvio universal (as tradições armênias e judaicas o determinaram dessa forma); e o Monastério Khor Virap, construído por São Gregório, fundador e santo padroeiro da igreja apostólica armênia, depois de ser libertado de uma prisão de 14 anos e unir esforços com o Rei Tiridates III a fim de que o cristianismo fosse declarado como religião do estado na Armênia.

A Armênia foi a primeiro país proclamado cristão no mundo, em 301 d.C., e sofreu distintas invasões ao longo da sua história. Em 1990, proclamou sua independência, depois de se separar da União Soviética.

Entre 1915 e 1923, mais de um milhão e meio de armênios foram massacrados nas mãos do império Turco, acontecimento conhecido como “genocídio armênio”.

Em abril de 2015, por ocasião dos 100 anos do massacre, o Papa reconheceu este genocídio e lamentou: “Ainda hoje sentimos o grito sufocado e descuidado de tantos irmãos e irmãs impotentes, que por causa de sua fé em Cristo ou de sua pertença étnica são publicamente e atrozmente assassinados”.

No último dia 13 de maio, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o programa de atividades do Papa Francisco para sua viagem apostólica a esse país.

Confira também: