A Santa Sé fez votos para que o diálogo entre católicos e budistas esteja marcado pela abertura, sinceridade e respeito, na mensagem anual do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, presidido pelo Dom. Michael Fitzgerald, aos budistas com motivo da festa de Vesakh 2005.

O Vesakh é uma festa móvel que comemora acontecimentos decisivos na vida de Gautama Buda.

O Arcebispo recordou que este ano se celebra o 40º aniversário da declaração "Nostra aetate" do Concílio Vaticano II sobre as relações da Igreja Católica e as outras religiões, onde se afirma que "a Igreja Católica não rejeita nada do que nestas religiões é verdadeiro e santo. Assim, os budistas e os católicos se puderam encontrar, em um espírito de abertura, sinceridade e respeito recíproco, comprometendo-se de diversas maneiras no diálogo".

Onde cristãos e budistas vivem e trabalham juntos, diz a mensagem, "o diálogo de vida lhes consente, enquanto dão testemunho da religião a que pertencem, aprofundar no conhecimento mútuo, fomentar a boa vontade e promover um espírito de vizinhança. Criou-se assim um laço particular entre um determinado número de monges e monjas budistas e católicos".

O Arcebispo Fitzgerald destaca que "em nenhum lugar como nos países do sul e do sudeste asiático, que em 26 de dezembro de 2004 foram vítimas do terremoto e depois do tsunami, adverte-se a necessidade de colaborar com tanta força. Os longos tempos necessários para a reconstrução requerem também que prossiga esta solidariedade inter-religiosa, assim com em tantas situações é necessário a cooperação entre todas as pessoas de boa vontade".