O Papa Francisco enviou um telegrama de condolências ao Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, pela morte do Cardeal italiano Giovanni Coppa aos 90 anos de idade, na tarde da última segunda-feira, em Roma.

“O falecimento do querido Cardeal Giovanni Coppa, da diocese de Alba, suscita em mim uma profunda comoção e sincera admiração por um apreciado homem de Igreja que viveu com fidelidade seu longo e fecundo sacerdócio e episcopado ao serviço do Evangelho e da Santa Sé”.

O Papa Francisco afirmou: “Recordo com gratidão sua generosa e competente obra como colaborador dos seis Papas, meus predecessores, que lhe confiaram importantes e delicados trabalhos”.

Francisco assinalou alguns desses trabalhos, como “a Chancelaria Apostólica, sua missão na Secretária de Estado” e inclusive “seus trabalhos no Concílio Vaticano II”.

“Como assessor da Secretaria de Estado e Delegado para as representações testemunhou sabedoria pastoral e atenção zelosa às necessidades dos outros, indo ao encontro de todos com bondade e mansidão”.

Do mesmo modo, “destinado como representante pontifício à nunciatura apostólica em Praga, deu testemunho de um compromisso particularmente intenso e frutífero pelo bem espiritual dessa nação”.

Em seu telegrama, o Santo Padre concluiu manifestando: “Ofereço fervorosas orações de sufrágio para que, por intercessão da Virgem Maria e de Santo Ambrósio, de quem foi insigne estudioso, o Senhor acolha o cardeal na alegria e na paz eterna, e envio a bênção apostólica a ele e a todos que compartilham a dor pela partida de um pastor com este zelo”.

Bento XVI o criou Cardeal no Consistório de 24 de novembro de 2007 e o Purpurado passou os últimos anos da sua vida no Vaticano.

Com a morte do Cardeal Coppa, o Colégio Cardinalício fica composto por 214 cardeais, dos quais 114 são eleitores e 100 não eleitores.

Confira também: