No sábado, centenas de famílias hispânicas, líderes religiosos e autoridades se reuniram perto do Capitólio do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, para a cerimônia de abertura do Primeiro Festival Internacional da Família, quando apresentaram e assinaram o documento “Declaração de Valores”.

Pela primeira vez na história do Arizona os representantes dos grupos religiosos mais importantes da comunidade hispânica, junto a outros líderes, se reuniram para falar acerca dos valores tradicionais na família, deixando de lado as diferenças.

“Há várias coisas que a Declaração de Valores solicita, mas todas podem ser resumidas em uma só palavra: respeito”, disse Cristofer Pereyra, diretor do Escritório Hispânico de Missão da Diocese de Phoenix.

Por outro lado, o representante da Igreja Mórmon, Patrício Smith, expressou que “este trabalho está verdadeiramente inspirado”, enquanto o pastor José González disse que está de acordo em “unir-se para defender a família”.

 

Na declaração, assinalam em primeiro lugar a preocupação do Grupo Valores Familiares ante a promoção de “novos e falsos modelos de matrimônio, família e outras realidades”, assim como daqueles líderes hispânicos e políticos que “abandonaram os princípios morais e religiosos”.

Nesse sentido, rechaçam o uso irresponsável da sexualidade humana; a coisificação da mulher; a promoção da promiscuidade entre os jovens; a promoção do aborto; a redefinição do conceito de matrimônio; a constante promoção da cultura do narcotráfico no cinema, no rádio e na televisão; e qualquer tentativa de ameaçar ou acabar com a liberdade religiosa e os direitos de consciência.

Além disso, quem assinou se comprometeu em proteger e promover os valores religiosos, éticos e sociais que foram o alicerce da comunidade por várias gerações; promover os autênticos valores da família; e a não votar pelos políticos que promovam ataques contra o matrimônio e a família.

Finalmente, o texto convida os meios de comunicação hispânicos, líderes políticos, grandes corporações e cidadãos a comprometer-se em relação à moral, ao matrimônio, à dignidade da vida e da família.

A Declaração de Valores já está disponível através do Facebook.

 Confira também: