Diante de mais de 300 mil fiéis que encheram as imediações do santuário Mariano de Fátima em Portugal, o Patriarca de Lisboa, Cardeal José Policarpo, rendeu uma sentida homenagem a João Paulo II e consagrou o Pontificado do Papa Bento XVI à Virgem de Fátima.

“Hoje estou aqui para cumprir uma promessa que fiz a sua Santidade Bento XVI”, disse o Cardeal Policarpo. Depois de finalizar o Conclave em Roma, o Arcebispo de Lisboa assinalou que teve ocasião de falar com o novo Pontífice, quem lhe estreitou as mãos e lhe falou de Fátima.

“Lhe prometi -disse o Cardeal-, e ele me agradeceu, que o próximo dia 13 de maio iria pôr aos pés de Nossa Senhora seu Pontificado”.

“O amor ao Papa está presente, desde o início, na mensagem e na espiritualidade de Fátima” recordou logo o Cardeal, quem disse ter recebido “com grande alegria” a notícia do início do processo de beatificação e canonização do João Paulo II, “em um dia muito especial para os portugueses, pois coincide com as aparições da Virgem da Fátima e com o aniversário do atentado que o Papa Karol Wojtyla sofreu na Praça de  São Pedro em 1981”.

A bala que fora extraída do corpo do João Paulo II se encontra guardada na coroa da imagem da Virgem. A lembrança do Papa Wojtyla arrancou os aplausos de todos os fiéis presentes.

Depois da Eucaristia foi lido  um telegrama enviado desde o santuário de Fátima ao Papa Bento XVI. Em dito texto se convida ao Pontífice a visitar de novo o templo, para “ver e escutar a Sua Santidade, breve, neste Santuário Mariano da Fátima, altar do mundo”.

O comunicado expressava também a nostalgia que sentem na Fátima por João Paulo II, misturada pela grande alegria de receber ao novo Papa, que o Espírito Santo nos oferece”.