O Presidente do Pontifício Conselho para a Família ,
Cardeal Alfonso López Trujillo , advertiu que  “as atuais circunstâncias do mundo não permitem que se possa improvisar” em temas como a defesa da vida  e a família, que requerem religiosos e leigos fortemente preparados.

Durante a inauguração do Instituto para o Matrimônio e a Família da Universidade Católica Argentina (UCA), o Purpurado afirmou que “não é simples retórica que o futuro da humanidade e a evangelização passa pela família”, por isso, bispos, sacerdotes e leigos devem buscar constantemente uma “atualização e formação adequadas”.

“Na causa da família e da vida não basta a bagagem da boa vontade, deve haver uma preparação anterior”, destacou. Acrescentou que  “o futuro requer uma  Igreja madura, sólida e de diálogo, que lute com os forjadores da sociedade”.

O Cardeal López Trujillo destacou que o novo instituto é de grande importância para a  “causa da família e a vida”, porque uma sociedade que prescinde delas “e permite a crueldade do aborto não tem futuro”.

Por sua vez, o reitor da UCA, Dom Alfredo Zecca, indicou que o novo Instituto para o Matrimônio e a Família será fundamental para “voltar a nos comprometermos com forças renovadas” porque “cedo ou tarde (na Argentina) deverá se  discutir, como na Europa, alguns temas que se propõem na  sociedade”.

Durante a cerimônia de inauguração, o  Cardeal López Trujillo apresentou o Lexicon, obra preparada pelo Conselho Pontifício para a Família que esclarece alguns termos “ambíguos” sobre a defesa da vida e da família.