O Bispo de Cúcuta (Colômbia), Dom Víctor Manuel Ochoa, e de São Cristóvão (Venezuela), Dom Mario del Valle Moronta, pediram que seja reaberta com urgência a fronteira entre os países vizinhos, fechada por ordem do mandatário venezuelano Nicolás Maduro em agosto de 2015.

Em uma reunião do último dia 9 de maio com o governador do Estado de Táchira (Venezuela), José Gregório Vielma Mora, os bispos destacaram que esta medida “seria muito positiva para os dois países irmãos, para o povo e comunidades da região”.

Desde agosto do ano passado, Maduro decretou o fechamento da fronteira com a Colômbia, argumentando a luta contra o contrabando, o paramilitarismo e o narcotráfico. “Mil demônios vêm da Colômbia”, disse o presidente venezuelano naquela ocasião.

Segundo informações da Diocese de São Cristóvão através de um comunicado, os dois bispos se ofereceram “a fim de servir de intermediários, assim como para estar disponíveis para apoiar de maneira pertinente nas diversas gestões que as autoridades competentes de ambos os países devem realizar”.

Os prelados anunciaram um próximo encontro em Cúcuta, acompanhados dos diretores da Cáritas e dos vigários da pastoral das duas dioceses.

Confira também: