O Papa Bento XVI nomeou a Dom William Joseph Levada, até agora  Arcebispo de São Francisco nos Estados Unidos, como novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

O novo Prefeito, que sucede ao Pontífice no posto, nasceu em Long Beach, Califórnia, em 15 de junho de 1936. Realizou seus estudos escolares na sua cidade natal e em 1958, foi enviado a Roma a realizar seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana onde se doutorou em sagrada teologia magna cum laude.

Depois de ordenado sacerdote na Basílica de São Pedro em 20 de dezembro de 1961, trabalhou durante cinco anos em paróquias da Arquidiocese de Los Angeles.

Logo ensinou teologia no St. John's Seminary School of Theology de Camarillo na Arquidiocese de Los Angeles.

Serviço no Vaticano

Em 1976 foi renomado oficial da Congregação para a Doutrina da Fé no Vaticano. Durante seus seis anos de serviço, ensinou teologia como Instrutor na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Em 1982, foi nomeado Diretor Executivo da Conferência de Bispos Católicos de Califórnia com sé em Sacramento. Durante esse período foi nomeado Bispo Auxiliar de Los Angeles, onde se desempenhou como Chanceler e Moderador da Cúria.

Nomeado Arcebispo

Em 1 de julho de 1986, Dom Levada foi nomeado Arcebispo de Portland em Oregon; onde se desempenhou durante nove anos, promovendo especialmente as vocações e ampliando o Seminário de Mt. Angel.

Foi logo nomeado Arcebispo Auxiliar de São Francisco o 17de agosto de 1995 e foi instalado como Arcebispo em 27 de dezembro de 1995 como sucessor do Arcebispo John Quinn.

Desde sua nomeação como Bispo serve em numerosos comitês na Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos –atualmente a USCCB– e desde 1986 a 1993 serve como o único bispo norte-americano no Comitê Editorial da Comissão de redação do Catecismo da Igreja Católica. O Prelado se responsabilizou diretamente do Glossário, publicado originalmente em inglês.

Em 1997 participou da Assembléia Especial do Sínodo de Bispos para a América, e foi nomeado para o conselho post-sinodal.

Em novembro de 2003 o Vaticano anunciou sua nomeação como membro da Congregação para a Doutrina da Fé.

Em novembro de 2003 iniciou seu mandato de três anos como Presidente do Comitê de Doutrina da USCCB.