Dom Paul Richard Gallagher, Secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, chegará no dia 24 de maio à Venezuela para participar de uma ordenação episcopal; entretanto, embora não esteja previsto um encontro com o Presidente Nicolás Maduro, naturalmente poderia ter contatos com autoridades, informaram fontes vaticanas.

O anúncio da viagem foi feito pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, durante sua visita oficial a Lituânia. “Nos próximos dias o secretário para as relações com os Estados, Dom Paul Gallagher, viajará à Venezuela. Será uma ocasião para qualquer diálogo”, assegurou o Cardeal, que de 2009 a 2013 serviu como Núncio no país sul-americano.

Por sua parte, em declarações a AFP, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, esclareceu que “não se trata de uma missão diplomática, não foi enviado pelo Papa Francisco. Participará, como de costume, da ordenação episcopal do novo Núncio no Congo, o venezuelano Francisco Escalante Molina”.

“Não está previsto um encontro com o Presidente Nicolás Maduro. Mas naturalmente terá contatos com autoridades”, acrescentou.

A viagem de Dom Gallagher é anunciada quase uma semana depois que o Santo Padre enviou uma carta a Nicolás Maduro fazendo menção à grave crise econômica e política que sofre a Venezuela.

Do mesmo modo, em 27 de abril, os bispos venezuelanos publicaram um comunicado onde expressaram sua preocupação pela situação do país. Além disso, pediram ao governo que permita a Igreja e as instituições privadas “trazer alimentos, remédios e outros produtos necessários” para poder satisfazer as necessidades mais urgentes da população.

Em seu comunicado, os bispos também exortaram os poderes públicos a escutar “com respeito a voz do povo, as diversas expressões de suas múltiplos necessidades e suas justas reclamações”.

Confira também: