Um aluno de secundária de Fillmore Central High School, localizada perto de Buffalo no estado de Nova Iorque, demandou a sua escola por obrigá-lo a tirá-la camiseta pro-vida que usava durante as aulas.

O Centro Legal Tomás Moro e a Associação de Advogados Católicos Americanos representam ao estudante. Eles sustentam que a decisão da escola viola os direitos de liberdade de expressão do jovem.

Em outubro do ano passado Kevin Dibble usava uma camiseta que condenava o aborto. Nela se podia ler “O aborto é um homicídio. Não silenciarão minha mensagem. Não se zombarão de Deus. Têm que deixar de assassinar aos de minha geração”.

Embora Dibble já tinha usado a camiseta em outras ocasiões, o diretor da escola, Kyle Faulkner, disse-lhe ao adolescente que a mensagem da mesma era ofensivo e lhe proibiu usá-la. Quando Dibble lhe recordou seus direitos constitucionais, Faulkner o suspendeu.

antes de apresentar a demanda, o Centro Legal enviou uma carta aos encarregados do colégio em que explicavam os direitos do Kevin Dibble conforme o estabelecido na primeira emenda da Constituição sobre a liberdade de culto e expressão. Segundo esta, Dibble pode usar na escola a camiseta que expressava seu compromisso com a defesa da vida.

O Centro Legal também fez insistência na dupla moral do colégio. Não permitiram ao Kevin usar sua camiseta pro-vida mas permitem que outros estudantes utilizem camisetas com imagens grotescas e mensagens sexuais. Os diretores da escola responderam à carta proibindo novamente ao Kevin o uso de sua camiseta nas instalações do colégio.

"Este é um exemplo mais de uma escola que toma posições frente ao aborto e tenta silenciar a mensagem de um estudante porque não está de acordo com ele”, assinalou Richard Thompson do Centro Legal Tomás Moro.