O missionário de 86 anos da Diocese de Toledo, Pe. Ricardo Mariano Merchán Serrano, deixou de lado sua aposentadoria na Espanha para voltar ao Equador, país onde viveu durante 40 anos, a fim de ajudar os atingidos pelo terremoto ocorrido em 16 de abril, que deixou mais de 600 falecidos.

“Quero cooperar, acompanhar, estar perto e ajudar os irmãos com os quais compartilhei grande parte da minha vida”, disse o sacerdote na quarta-Feira, 27 de abril, dia em que empreendeu sua viagem de volta para unir-se aos outros 6 missionários de Toledo que trabalham no Equador.

 

O presbítero conhece suas limitações, mas não credita que haja problemas pois confia em Deus. “O único perigo que corro no Equador é de ser mimado, não quero mimos de nenhum tipo nem comemorações”, disse em diálogo com Rádio Televisão Diocesana.

“Devemos levar esperança. Para mim, a parte mais importante é a humana, estar com eles, que se sintam queridos e saibam que podem contar com seu apoio, seu carinho e sua presença”, acrescentou o missionário.

O Pe. Merchán colaborará com as ações sociais e pastorais na província de Manabí, a região mais atingida pelo terremoto. Recebeu como agradecimento uma doação extraordinária da Delegação Diocesana de Toledo, para socorrer nas necessidades mais urgentes no Equador.

O sacerdote se aposentou na Espanha em 2010, mas agora faz parte de um numeroso grupo de missionários que estão no Equador. Entre eles há 284 e 21 moram em Manabí.

As pessoas interessadas em colaborar com as ações pastorais e sociais dos missionários no Equador podem entrar diretamente em contato com a Delegação Diocesana das Missões de Toledo (925224100 Ext. 163) para mais informações.

Confira também: