Com a política de erradicar os símbolos do cristianismo em toda a China, no dia 14 de abril, dois membros de um grupo encarregado de demolir a igreja cristã Beitu, localizada na região central da China, foram presos pela polícia depois de ter assassinado com uma máquina de escavação a esposa de um pastor cristão que tentou detê-los.

 

Ding Cumei e seu esposo Li Jiangong foram empurrados em um buraco e enterrados vivos pela escavadeira durante uma reunião de sua congregação. Seu esposo conseguiu escapar, mas ela não.

Uma empresa apoiada pelo partido comunista que governa o país enviou a equipe de demolição à igreja depois que um promotor local decidiu entrar na propriedade, assim o denunciou a ONG cristã de direitos humanos, China Aid.

ADVERTÊNCIA: As imagens são fortes e podem ferir a suscetibilidade do leitor.

 

Um dos membros da tripulação supostamente disse “enterre-os vivos por mim... serei responsável pelas suas vidas”. Além disso, um policial local contou à China Aid que dois membros encarregados da demolição foram presos, mas o oficial que cuidava do caso não divulgou os supostos crimes.

Os cristãos locais disseram que as autoridades governamentais encarregadas desta região não estavam presentes para fiscalizar a demolição. Por sua parte, Li denunciou que a polícia demorou bastante tempo para atender o assassinato.

Bob Fu, presidente da ONG China, assegurou ao Grupo ACI no último 25 de abril que o cristianismo se converteu no “objetivo principal” na cultura e é tratado como “uma ameaça política e de segurança para o regime”.

Deste modo, assinalou que a situação dos cristãos na China mudou com o governo do presidente Xi Jinping, que assumiu o cargo em 2013. Comparou a situação com uma “nova revolução cultural”.

Nos mandatos anteriores de Jiang Zemin e Hu Jintao, “oficialmente, o cristianismo não era considerado abertamente como uma ameaça à segurança nacional”.

Naqueles tempos, a suspeita e a repressão estavam centradas nas igrejas não registradas, tanto em igrejas protestantes como católicas. Agora, inclusive as igrejas registradas enfrentaram um maior escrutínio e perseguição.

Atualmente, os líderes das igrejas sancionadas pelo governo foram sentenciados por crimes considerados “graves”.

Não é o primeiro caso

Um dia antes, em 13 de abril, as autoridades comunistas na província costeira de Zhejiang, demoliram o edifício da igreja cristã Head Island na cidade de Wenzhou, depois de alegarem que a cruz do recinto era muito alta, tinha sido construída ilegalmente e violava as normas de construção.

Os líderes da igreja e outros membros dos fiéis se opuseram à demolição em um primeiro momento, até que os funcionários do governo ameaçaram os manifestantes.

Um dos membros da igreja calcula que a destruição da igreja de três andares teve um valor de aproximadamente 460 mil dólares.

Mais em

Confira também: