Com o lema “E quem recebe em meu nome a um menino como este, a mim recebe”, a Conferência Episcopal Peruana (CEP) iniciou a Campanha de Solidariedade “COMPARTILHAR 2005”, dedicada este ano aos meninos e adolescentes maltratados.

Em conferência de imprensa, o Secretário Geral da CEP, Dom. Juan José Larrañeta informou que o objetivo da campanha é atender entre 10 e 15 projetos que contribuam a resolver esta grave situação.

O Prelado assinalou que no país milhares de meninos e adolescentes “sofrem diversas formas de maus tratos, mas que muitos destes casos não são denunciados”.

Embora no Peru não existe uma estatística exata, organismos como as Defensorías Municipais do Menino e Adolescente (DEMUNAS) registraram até setembro de 2004 mais de mil e duzentos casos de violência familiar e 663 meninos maltratados.

Os dados que dirigem estas e outras instituições são referenciais devido a que não é comum que as vítimas denunciem algum tipo de mau trato, seja pela existência de patrões socioculturais que consideram os golpes como método de educação ou pela legitimação da violência para resolver conflitos.

Diante disto, os bispos consideram que é urgente e necessário orientar à família e a sociedade para uma correta educação do menor. Dom Larrañeta indicou que para isso é necessário a cooperação de professores, meios de comunicação, e demais instituições.

Por sua parte, Lucila Carbajal, Secretária Executiva da Campanha COMPARTILHAR 2005, informou que em 8 de julho se realizará um evento acadêmico de concientização, além da tradicional coleta pública que se levará a cabo no 18 e 19 de agosto. A campanha culminará em 10 de setembro.