O Bispo de São Charbel em Buenos Aires, Dom Charbel Georges Merhi (Maronita), presidirá a Missa comemorativa do atentado que em 8 de maio destruiu a sé da única rádio católica libanesa.

A Eucaristia se celebrará no domingo 15 de maio, às 11:00 –hora local– na catedral São Marón. Com esta missa, recordará-se o incidente no qual, além da rádio “A Voz da caridade”, também foi destruída a antiga igreja de San João Apóstolo.

Dom Merhi indicou que a rádio pertencia à Missão Libanesa maronita, era patrocinada pelo Conselho de Patriarcas Orientais Católicos do Líbano e se localizava no Jounieh, cidade maioritariamente cristã, localizada a 20 quilômetros ao norte de Beirut.

“O artefato explosivo tinha sido colocado em uma casa contigüa”, assinalou o Bispo do Jbeil dos maronitas, Dom Béchara Raï, quem também manifestou a Rádio Vaticana que “a emissora maronita foi atacada porque durante toda a sexta-feira foi solidária com os familiares dos detidos nos cárceres sírios em Damasco que denunciaram as atrocidades que tinham visto”.

Dom Raï declarou também que a rádio se dedicava “não só a notícias relativas a todas as Igrejas e a toda a vida do país e do mundo árabe, mas também estava aberta às demais religiões e às outras comunidades” e acrescentou que “todas as tardes desde a emissora no Líbano se pode ouvir além disso o noticiário da emissora pontifícia e se transmitem todas as celebrações pontifícias”.