O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Padre Hélio Pereira dos Santos como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador (BA) e Padre Edgar Xavier Ertl como Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR).

Natural de Pão de Açúcar, na Diocese de Palmeira dos Índios (AL), o novo Bispo auxiliar de Salvador, Padre Hélio Pereira dos Santos nasceu em 18 de novembro de 1967. Foi ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 1996, tendo cursado Filosofia no Seminário Arquidiocese de Maceió e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui licenciatura em Letras e pós-graduação em História e no Ensino de Língua Inglesa.

Em seu ministério sacerdotal na Diocese de Palmeira dos Índios (AL), desempenhou os cargos de tesoureiro, reitor de Seminário, vigário paroquial e coordenador diocesano de Pastoral. Atualmente é Vigário-Geral, Chanceler da Cúria e Pároco da paróquia “Bom Jesus dos Pobres” a Quebrangulo (AL).

O novo Bispo de Palmas-Francisco Beltrão, que estava vacante, Padre Edgar Xavier Ertl nasceu em 3 de setembro de 1966, em Nova Prata do Iguaçu (PR). Até então, era superior da Província Nossa Senhora Conquistadora dos Padres Palotinos, com sede em Santa Maria (RS).

Ingressou no seminário São Vicente Pallotti, dos Padres e Irmãos Palotinos, em 1985. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Santa Maria (RS). Em 1991, fez o noviciado no seminário Rainha dos Apóstolos, em Cascavel (PR).

Fez a Profissão perpétua em 25 de maio de 1996 na Sociedade do Apostolado Católico (Padres Palotinos) e foi ordenado sacerdote em 29 de dezembro 1996. É mestre em Teologia Sistemática, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Desempenhou o ministério sacerdotal nas paróquias confiadas à sua família religiosa em Colorado d’Oeste (RO) e em Campo Grande (MS). Depois de estudar em Roma, voltou a Santa Maria (RS), onde foi formador, reitor, professor, vice-provincial e, desde 2014, superior provincial.