A primeira estátua do Papa Francisco no mundo, que está sendo construída em Ciudad Juárez (México) para comemorar sua visita à cidade no último dia 17 de fevereiro, estará finalmente concluída no próximo mês de maio. 

Esta obra medirá 5 metros de altura e terá uma tonelada de bronze. Está sendo elaborada pelo famoso escultor local Pedro Francisco Rodríguez, que considera o Santo Padre como “o personagem mais carismático que há no mundo atualmente”, conforme destacou ao site local Norte Digital.

“Todos os dias se avança, todos os dias se faz algo, não nos detemos, por isso, calculamos terminar no final de maio”, assinalou sobre a escultura financiada por empresários da cidade.

Também explicou que quando estiver terminada, a escultura será branca. O desenho mostra Francisco sorridente, com batina branca, uma faixa, sapatos pretos e segurando na sua mão esquerda uma pomba alçando voo.

A construção teve início em dezembro de 2015 com mais de 800 quilos de plastilina, que serviram para modelar a figura do Santo Padre. Depois, foram feitos cerca de 90 moldes de gesso dessa escultura de plastilina para obter um molde de cerâmica e, finalmente, conseguir fundir as peças de bronze para criar uma nova estátua.

Depois deste processo, o metal é polido, limpo e pintado de branco com tintas especiais.

Segundo o artista, o mais trabalhoso foi criar o rosto do Papa porque foi feito totalmente em bronze e teve que dedicar dois meses inteiros para esculpir sua expressão. Do mesmo modo, as mãos significaram outro desafio, já que precisou que fazer uma análise em 3D para capturar os detalhes.

Por outro lado, os sapatos serão pretos e terão aspecto de desgastados para mostrar a simplicidade e a humildade do Santo Padre, enquanto a pomba sobre sua mão terá a característica de possuir o dobro do tamanho de uma pomba real.

Pedro Francisco Rodríguez iniciou sua carreira na arte há 40 anos e é criador de esculturas como o monumento “Policía Caído”, o monumento ao Bombeiro, a escultura da Santa Teresa D’Ávila e o “Umbral del Milenio”.

Confira também: