O Bispo de Córdoba (Espanha), Dom Demetrio Fernández, enviou sua carta pastoral semanal, na qual mencionou a nova exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia do Papa Francisco, e assinala que o documento “não rechaça nem exclui ninguém”.

No texto o Prelado explica que “todos estão chamados a viver esta boa notícia, inclusive as pessoas que a vivem parcialmente. Todo valor positivo deve ser reconhecido e animado, acompanhado pela graça na esperança de que dê fruto em seu momento”.

“E o sacramento do matrimônio requer uma preparação melhor, durante um período mais largo e intenso de catequese para que os jovens descubram a beleza do plano de Deus e possam desfrutá-la”, acrescentou.

Segundo explica o Prelado, o Papa “nos apresenta de maneira atualizada a doutrina católica sobre o amor humano vivido na família” e se trata de “um documento que abunda de frescor evangélico, que chega a detalhes muito concretos, que entra no tema familiar onde se vive e se experimenta o amor humano transfigurado pela caridade, o amor de Deus que acende o fogo em nossos corações e transforma cada lar em uma Igreja doméstica”.

“O matrimônio é o sacramento que consagra o amor humano, cujas raízes estão na mesma natureza humana: um homem e uma mulher, iguais em dignidade, distintos para ser complementares, abertos à vida, em comunhão de vida e amor para sempre até que a morte os separe”, explica o Bispo de Córdoba.

Segundo aponta o Prelado, esta exortação do Papa Francisco se refere às diversas dificuldades pelas quais atravessa hoje a família e convida a Igreja a acolher cada pessoa em sua situação concreta, embora esteja afastada.

Nesse sentido, “o Papa nos convida a percorrer junto a tais pessoas suas distintas situações para levá-las à plenitude da alegria e da felicidade que Deus tem preparada” para cada um.

Dom Fernández também anima a superar as dificuldades tanto exteriores como interiores que confrontam as famílias, como por exemplo a falta de trabalho ou a dificuldade de assumir compromissos para toda a vida.

Por isso, exorta a ler a exortação do Santo Padre com “piedoso obséquio da mente e do coração com desejo de levá-la à prática”, “todos vivemos em família, a Igreja deve crescer cada vez mais neste tom familiar em todos os níveis. A alegria do amor deve ser o ponto comum de encontro para todos”.

Para ler a carta completa (em espanhol), acesse: http://www.diocesisdecordoba.com/carta-semanal-obispo/amoris-laetitia-carta-do-papa

Confira também: