Em 19 de abril, diversos membros de associações e organizações libanesas se reuniram para recordar os dois bispos de Alepo, Síria – o sírio-ortodoxo Mar Gregorios Yohanna Ibrahim e o grego ortodoxo Boulos Yazigi – de quem não se têm notícias desde seu sequestro em 22 de abril de 2013.

A agência vaticana Fides assinala que o encontro realizado na sede do município de Sim el Fil, subúrbio ao leste de Beirute, teve como objetivo evitar que o assunto dos dois bispos caia no esquecimento e reativar os canais para ter informações sobre o tema.

O encontro intitulado “Nós não nos esquecemos” contou com a presença de Abib Afram, Presidente da Liga Síria do Líbano, que representa 60 mil cristãos; e alguns oradores como o ex-ministro sunita Faisal Karami e o deputado cristão ortodoxo Marwan Abu Fadel.

Os dois bispos ortodoxos foram sequestrados na região compreendida entre as cidades da Síria e a fronteira com a Turquia.

Desde então, assinala Fides, nenhum grupo se atribuiu a responsabilidade do sequestro. Em torno do caso, em várias ocasiões foram difundidos rumores que logo se mostraram infundados.

Seis meses depois do sequestro, o general Abbas Ibrahim, chefe de Segurança Geral do Líbano, revelou que o lugar onde estavam detidos os dois bispos sequestrados tinha sido identificado e que tinham começado “contatos indiretos” com os sequestradores para conseguir sua liberação.

Essas afirmações não tiveram uma continuidade concreta com os fatos.

Confira também: