A sede das Nações Unidas em Nova Iorque (Estados Unidos) acolherá o II Congresso internacional sobre a Liberdade religiosa, WeAreN2016, entre os dias 28 e 30 de abril.

Neste congresso internacional participarão peritos e testemunhas das atrocidades e do êxodo dos cristãos e outras minorias religiosas na Síria, no Iraque e na Nigéria.

Entre os participantes estarão presentes personalidades como o Observador permanente da Santa Sé ante as Nações Unidas, Dom Bernardito Azua, e o Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, Carl Anderson, entre outros.

Também haverá testemunhos da perseguição religiosa como o do marido e da filha de Asia Bibi, a cristã presa no Paquistão por um suposto delito de lei antiblasfemia, e missionários e religiosos que não deixaram lugares como Síria e Iraque para acompanhar os cristãos vivem nesta região.

As conferências serão realizadas na sede central das Nações Unidas para fazer um apelo aos líderes do mundo a fim de que ajudem neste tema crucial.

Segundo informam na página do congresso, coordenado entre outras organizações, pelo CitizenGo, “os cristãos representam 80% das minorias perseguidas. São vítimas da deliberada imposição de condições de vida calculadas para leva-los à destruição física total ou parcial”.

“Foram assassinados, decapitados, crucificados, espancados, extorquidos, sequestrados e torturados. Foram vítimas de execuções sumárias, escravizados e obrigados a converter-se ao islã”.

O Parlamento Europeu, o Conselho da Europa, o Congresso dos Estados Unidos, assim como o Papa Francisco e outros líderes cristãos do mundo inteiro reconheceram a perseguição sofrida pelos cristãos e outras minorias religiosas pelo ISIS como genocídio.

Além disso, o Congresso Internacional, as distintas organizações convocantes fizeram um abaixo assinado a fim de que o Congresso de Segurança das Nações Unidas comece um “protocolo de segurança para a proteção das minorias perseguidas”, a criação de um plano de ação para o resgate das mulheres e meninas cristãs e yazidis sequestradas e escravizadas, assim como a instituição de um Dia Universal da Liberdade Religiosa.

O primeiro congresso WeAreN aconteceu em Madri, no mês de abril de 2015, no qual participaram cerca de cem pessoas. Para mais informação sobre o congresso, acesse: http://maslibres.org/wearen2016en/ngo

Confira ainda: