Os bispos do Japão se organizaram a fim de ajudar os milhares de afetados pelos dois terremotos de 7,3 e 6,4 graus na escala de Richter que atingiram o país na semana passada.

Entre eles está Dom Tarcisio Isao Kikuchi, Bispo da Niigata e Presidente da Cáritas Japão, que está colaborando com os trabalhos de resgate e assistência na cidade de Kumamoto na ilha Kyushu.

Dom Kikuchi explicou ao Grupo ACI que a região afetada pelo terremoto é “montanhosa e por isso o acesso dos voluntários se torna difícil”.

Os deslizamentos impediram o acesso a alguns povos e os caminhos, pontes e túneis foram destruídos. Também foram cortadas as comunicações, a eletricidade e o fornecimento de água.

Do mesmo modo, Dom Kikuchi transmitiu a solidariedade de todos os bispos japoneses e elevou suas orações pelos atingidos. Também agradeceu pela ajuda enviada pelo mundo inteiro.

Por sua parte, Dom Dominic Ryoji Miyahara, Bispo de Fukuoka, convocou um conselho de emergência entre as dioceses a fim de discutir como mobilizar as equipes de assistência às vítimas.

Além disso, pediu aos fiéis das dioceses que ajudem por meio de doações e enviou o diretor de Cáritas para que controle os trabalhos de ajuda.

Dom Miyahara disse: “É muito difícil para as vítimas ter perdido seus lares, pois o clima nas manhãs e nas noites é muito frio”.

“Estou rezando por aqueles que sofrem graves danos como consequência deste terremoto e a diocese de Fukuoka estará junto com vocês em sua dor e sofrimento. Pedimos suas orações pelas vítimas e pelo povo desta região a fim de que recebam o consolo e a fortaleza suficiente para enfrentar esta situação e se recuper rapidamente deste desastre”, expressou.

Por outro lado, os católicos na Tailândia expressaram seu apoio aos japoneses através de suas orações e mensagens. O Pe. Joseph Thammarat Ruanngam, chanceler da diocese de Chanthaburi manifestou por meio do Grupo ACI “suas condolências pelo terremoto devastador” e disse que “permanecem unidos na oração pelo povo do Japão”.

Conforme indicou a BBC, os dois terremotos no Japão causaram a morte de 41 pessoas e deixaram aproximadamente 180 mil sem lar. Ainda ocorrem réplicas.

Confira também: