Uma delegação de bispos e sacerdotes da França visitam o Iraque entre os dias 17 e 21 de abril para ajudar os jovens estudantes cristãos que vivem nos campos de refugiados nesse país do Oriente Médio.

Os bispos são Dom Georges Paul Pontier, Arcebispo de Marsella, e Dom Stanislas Lalanne, Bispo de Pontoise. Também os acompanham o Pe. Pascal Gollnisch, diretor geral de l’Oeuvre d’Orient (Trabalho do Oriente), uma associação francesa de ajuda aos cristãos no Oriente; e o Pe. Olivier Ribadeau-Dumas, secretário geral e porta-voz da Conferência Episcopal Francesa (CEF).

Estes jovens estudantes estão dentro do grupo dos 120 mil cristãos que fugiram das cidades na planície de Nínive quando o Estado Islâmico invadiu a região em 2014.

Quando estes estudantes chegaram à cidade de Erbil tiveram problemas para continuar seus estudos porque as matérias estavam em idioma curdo e eles falam árabe. Agora, aproximadamente 400 deles poderão ir à faculdade da cidade de Kirkuk, onde se implementou um programa educativo em seu idioma.

A viagem foi iniciativa de Dom Pontier e de Dom Yousif Thomas Mirkis, Arcebispo Caldeu de Kirkuk, que faz parte do projeto “Soutenez les étudiants en Irak” (Apoiemos os estudantes no Iraque) iniciado no ano passado e tem o objetivo de arrecadar cerca de um milhão e meio de euros para ajudar os jovens iraquianos a continuar estudando. A CEF e l’Oeuvre d’Orient são responsáveis por este projeto.

Ao chegar no Iraque, os bispos foram a Kirkuk onde celebraram uma Missa, reuniram-se com os estudantes e visitaram as casas onde vivem.

 

 

Com relação à situação destes jovens cristãos, Dom Mirkis indicou que são “a prioridade e o futuro do Iraque”.

“Ajudem os futuros líderes a continuar estudando, é essencial para reconstruir nosso país. Para apoiá-los, os mantemos no país. Entre eles pode haver médicos, farmacêuticos, arquitetos ou engenheiros”, expressou Dom Mirkis em um comunicado publicado na página de l’Oeuvre d’Orient.

Para saber como doar acesse este link: https://secure.oeuvre-orient.fr/soutenir

Confira também: