O Papa Francisco nomeou como novo Vigário Apostólico de Istambul (Turquia) o sacerdote mexicano Pe. Rubén Tierrablanca González, até então Vigário Delegado nessa jurisdição eclesiástica.

Dom Tierrablanca sucede a função de Dom Louis Pelatre, que apresentou sua renúncia por ter chegado ao limite de idade de 75 anos.

Em uma entrevista realizada em novembro de 2014, o Bispo eleito disse ao Grupo ACI: “Somos uma minoria dentro da minoria religiosa. Dos cristãos, que são cerca de 100 mil na Turquia, 65 por cento são armênios e os católicos representam apenas 25 mil. Viver na Turquia como cristão é uma graça e um grande desafio”.

O Bispo eleito nasceu em Cortázar, na Diocese de Celaya (México), em 24 de agosto de 1952. Logo depois de participar do Seminário Franciscano, ingressou no noviciado em 22 de agosto de 1970.

Estudou filosofia e teologia no Colégio Santa Cruz de Querétaro (México) e no Saint Anthony Seminary de El Passo no Texas (Estados Unidos). Em Roma, estudou no Pontifício Instituto Bíblico onde obteve a licenciatura de Sagrada Escritura em 1985.

Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1977 e foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1978.

Entre 1978 e 1980, foi formador no Seminário local Franciscano. De 1985 a 1990, foi professor de Sagrada Escritura e Professor dos estudantes de teologia no Saint Anthony Seminary de El Paso.

Em 1992, foi nomeado Reitor da Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. Desde 2003 é Pároco de Santa Maria Draperis em Istambul. Um ano depois, foi nomeado Vigário Delegado do Vicariato Apostólico de Istambul.

Além do espanhol, fala italiano, inglês, francês e português. Conhece também o turco, o alemão, o latim, o grego e o hebreu.

Confira também: