A Comissão Episcopal de Ensinamento e Catequese na Espanha informou que nos colégios públicos 53% dos alunos estudam a matéria Religião, enquanto que nos colégios particulares e de educação concertada (centros de natureza privada, mas subvencionados pelo governo) foi registrada uma pequena diminuição.

Segundo a informação difundida pela Conferência Episcopal Espanhola (CEE), os colégios públicos aumentaram a percentagem de alunos matriculados em Religião católica de 51,9 a 53% durante 2015-2016.

De aproximadamente 6 milhões de alunos em todas as escolas da Espanha, mais de 3,6 milhões escolhem o ensinamento religioso, o qual supõe um total de 63%.

“Contando com as dificuldades pelas quais a educação religiosa passa, a redução global com relação ao ano anterior (de meio ponto nos colégios particulares) não é muito significativo”, indica a Sala de Imprensa da CEE.

Essa tendência de diminuição pode ser devido a vários fatores como “a secularização que vive nosso país” a qual “introduz uma censura da dimensão religiosa da pessoa humana”.

O número de alunos do ‘Bachillerato’ (depois de concluir o ensino médio, como um pré-universitário que dura 2 anos) que optam pela matéria Religião passou de 41,2 aos 49% no total dos colégios.

No caso dos alunos do ensino médio, verificou-se um aumento de 53,9 a 55%, enquanto no ensino fundamental passou de 71,2 a 70%. Em educação infantil, a variação foi de 67,5 aos 64%.

O relatório foi realizado com pesquisa em 69 dioceses espanholas.

A CEE assegura que os pais e educadores cristãos “devem ter uma atitude positiva, não só reclamando pelos seus direitos na hora de inscrever aos seus filhos na aula de religião, como estabelece a legislação vigente, mas apoiando com sua palavra e testemunho aos seus filhos e educandos quando, ante posturas contrárias à dimensão religiosa da pessoa e à liberdade de escolher as aulas de religião”.

Além disso, recordaram que “a educação religiosa escolar faz parte do direito dos pais a educar os seus filhos segundo suas convicções religiosas, pois corresponde a eles a educação de seus filhos, não corresponde ao Estado”.

Os Bispos também animaram os pais de fé cristã a fim de que inscrevam os seus filhos nas aulas de religião e agradeceram os docentes desta matéria pelo seu serviço na formação integral dos alunos.