O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira a renúncia do Bispo da Prelazia de Lábrea (AM), Dom Jesus Moraza Ruiz de Azúa, OAR, e nomeou para assumir o governo pastoral o Pe. Santiago Sánchez Sebastian, OAR.

A renúncia de Dom Jesus foi aceita de acordo com o cânon 401, parágrafo segundo do Código de Direito Canônico. Nascido em Araya, na Espanha, o agora Bispo emérito, foi ordenado presbítero em 07 de julho de 1969, em Marcilla, e Bispo, em 19 de março de 1994.

O Prelado escolheu por lema “Dá o que me pedes e pede-me o que me quiseres”. Atuou na prelazia de Lábrea por 22 anos.

O novo Bispo, Frei Santiago Sánchez Sebastian, era até então Delegado da Província “São Nicolau” dos Agostinianos Recoletos e Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Manaus.

Natural de Cortes, província de Navarra (Espanha), nasceu em 25 de julho de 1957.  Emitiu a Profissão religiosa em 22 de agosto de 1976 na Ordem dos Agostinianos Recoletos e recebeu a ordenação sacerdotal em 26 de julho de 1980.

Em seu ministério sacerdotal, oi formador, promotor vocacional e mestre de noviços nas cidades espanholas de Valladolid e Navarra. Em 2006, mudou-se para o Brasil, onde exerceu a função de prior no Seminário Santo Agostinho em Fortaleza (CE), até 2012.