Desde que chegaram os primeiros missionários, a Igreja na República Democrática do Congo cresceu muito. Hoje é o país africano com o maior número de católicos, cerca de 41 milhões, e também, em proporção ao crescimento da Igreja, que tem a maior quantidade de seminaristas e seminários.

Existem 25 seminários maiores com 1.600 seminaristas próximos a sua ordenação. Há ainda e 35 seminários propedêuticos e depois estão muitos seminários menores, mais os jovens que se preparam em suas próprias paróquias, antes de entrar para um seminário propedêutico.

Com estes números, pode-se dizer que é o país dos “cem seminários”, informa AICA.

Estes seminários e novas vocações sacerdotais necessitam de ajuda econômica e sustento por parte da Igreja universal.

A Obra de São Pedro Apóstolo é o organismo que sensibiliza o povo cristão sobre a importância das vocações sacerdotais e religiosas provenientes das Igrejas jovens; também sobre a necessidade de velar por elas – mediante bolsas e sustentando seminários e centros de formação –, a fim de que possam dispor dos recursos materiais sem os quais não poderiam seguir em frente.

Como parte das Pontifícias Obras Missionarias, a Obra de São Pedro Apóstolo organiza a generosidade dos fiéis do mundo inteiro para que “nenhuma vocação se perca por falta de ajuda econômica”. Sobretudo se forem tão necessárias como neste país onde a cada ano acontecem meio milhão de batismos, entre eles duzentos mil adultos.

Confira também: