Em conferência de imprensa oferecida na cidade de Durango, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, declarou que o Papa Bento XVI é “um homem muito centrado na pessoa do Jesus Cristo” que dá testemunho dessa fé e  “é o homem que necessitamos para esse momento".

Deste modo, indicou que um dos desafios da Igreja “é dedicar-se ao essencial: anunciar a Jesus Cristo".

O Cardeal também comentou que o Papa “está muito interessado no México, sabe do lugar estratégico que ocupa para a evangelização do continente e ele tem um grande interesse. Felizmente esteve aqui, conhece nossa realidade, tivemos um trato amigável com ele e conhecemos da profundidade de seu pensamento e espiritualidade para levar a cabo a tarefa da Igreja”.

Quanto a uma possível viagem do Pontífice ao país, o Cardeal Rivera manifestou que acredita que é “difícil uma visita nestes momentos, mas possivelmente oportunamente o Papa aceitará esse convite, pretextos não faltam aqui no México para convidá-lo".

O Cardeal recordou que a Igreja neste momento “tem situações aonde se avançou muito com  João Paulo II e são um desafio para a Igreja e acreditávamos que somente um homem como o Cardeal Ratzinger, hoje Bento XVI, poderia as enfrentar e o pensamento dos cardeais não foi somente por sua solidez doutrinal, mas sim pela experiência que tem na igreja universal como em uma diocese, ele foi Arcebispo de Munique".

O Cardeal Rivera assinalou que um dos grandes desafios da Igreja é “dialogar com a cultura advenente e ele (o Papa) é um pensador muito profundo, tem essa capacidade para entrar em relação com o mundo do pensamento”.