O Papa Francisco enviou uma vídeo-mensagem para todos os acolhidos da Fazenda da Esperança, na qual os incentiva a ficar de pé, sustentados pela Palavra de Jesus. Caso caiam por algum motivo, o Pontífice os assegurou: “Deus te dá a mão e te levanta”.

#FazendadaEsperanca Assista a mensagem que o papa Francisco mandou para todos os jovens da Fazenda Esperança.

Publicado por Fazenda da Esperança em Terça, 5 de abril de 2016

A gravação foi feita no Vaticano, onde o Santo Padre recebeu em visita na sexta-feira, 1º de abril, os fundadores da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel e Nelson dos Santos.

Frei Stapel contou à Rádio Vaticano que levaram um vídeo com a saudação de todas as fazendas ao Pontífice e ele, atento, se interessava por tudo. Em seguida, pediram a Francisco que enviasse sua mensagem aos jovens que estão nas fazendas espalhadas pelo mundo.

Tendo sobre sua mesa dois bonecos segurando uma Bíblia cada, os quais eram equilibrados por esses livros, o Papa Francisco então falou sobre a importância da Palavra de Deus para se manter firme, de pé.

“Jesus, no evangelho, nos dá Sua Palavra, caminho. E, se escutamos a Palavra de Jesus e edificamos nossa vida sobre Jesus, permanecemos de pé, porque Deus nos criou para estarmos de pé. Se não escutamos a Palavra de Jesus e a deixamos de lado, caímos”, disse o Pontífice retirando a Bíblia das mãos dos bonecos, fazendo com que esses caíssem.

Francisco, porém, recordou que “todos somos frágeis, todos somos pecadores”. “Mas – ressaltou –, todos temos a Palavra de Deus, que não somente nos diz Sua mensagem, mas que também nos sustenta parados, nos sustenta de pé”.

Em seguida, recordando o evangelho que relata como Jesus deu a mão ao paralítico e o colocou de pé, o Santo Padre assinalou: “Deus te criou, me criou, para estarmos de pé”.

E, se por algum motivo vier a cair, Francisco lembrou que isso pode acontecer com todos, “porque todos somos pecadores e todos caímos alguma vez”. Nesses casos, o que Francisco aconselhou a fazer é “tomar de novo a mão deste Jesus que te levanta”.

Ele citou, então uma canção entoada por alpinistas no norte da Itália, a qual diz: “na arte de ascender, o segredo está não em não cair, e sim em não permanecer caído”.

“Rapazes, moças, não permaneçam caídos. Todos, na vida, caímos. Não permaneçam caídos! Deixem-se ajudar e ajudem-se uns aos outros”, exortou.

A Fazenda da Esperança é formada por comunidades terapêuticas, com mais de 30 anos de experiência, as quais acolhem homens e mulheres, jovens e adultos, que buscam sair da dependência das drogas e do álcool. As suas unidades são separadas em centros femininos e centros masculinos.

Atualmente, está presente em 17 países, como Alemanha, Filipinas, Moçambique, Angola, México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Rússia, Suíça, Itália. No Brasil, são 80 unidades.

Em 2007, quando esteve em Aparecida (SP) por ocasião da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, o Papa Bento XVI visitou a unidade da Fazenda da Esperança de Guaratinguetá, que é referência para o trabalho realizado pela instituição em todo o mundo.

Na época, o Pontífice afirmou que o carisma da entidade motiva os recuperandos a se transformarem em “homens novos” e “mulheres novas” e, portanto, a assumirem a missão de “levar a Esperança, Jesus Cristo, ao maior número de jovens do mundo inteiro”.

Confira também: