O Papa Francisco expressou sua tristeza pela morte do Cardeal Georges Marie Martin Cottier aos 93 anos – teólogo emérito da Casa Pontifícia durante muitos anos –, por meio de um telegrama de condolências enviado a sua irmã, Marie Martin Cottier.

“Acolho a comovente e triste notícia da morte de seu irmão, o Cardeal Georges Marie Martin Cottier, e desejo expressar minha profunda participação no luto de todos os que conheciam este zeloso servidor do Evangelho”.

Francisco recorda “com um profundo agradecimento a sua fé sólida e uma amorosidade paterna junto ao serviço, ao lado dos papas São João Paulo II e Bento XVI, como teólogo da Casa Pontifícia”.

“Ofereço uma oração ao Senhor, que pela intercessão da Virgem Maria e Santo Domingo de Guzmán, conceda ao Cardeal defunto o prêmio prometido aos seus fiéis discípulos e como sinal de consolo, dirijo a você de coração a bênção apostólica, assim como a todos os que apreciaram seu zelo sacerdotal e sua dedicação à Igreja e ao Papa”.

O Cardeal nasceu em Carouge, Genebra (Suíça), no dia 25 de abril de 1922. Ingressou na Ordem dos Pregadores (dominicanos) em 1945 e foi ordenado sacerdote em 2 de julho de 1951. Formou-se em estudos clássicos e filosofia e era doutor em teologia.

Em 1962, começou a ensinar na Faculdade de Letras de Genebra. Em 1973, foi responsável por alguns cursos na Universidade de Friburgo. Foi professor visitante na Universidade de Montreal, na Universidade do Instituto Católico de Paris, na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão e na Universidade de Pádua.

Participou como especialista no Concílio Vaticano II e foi consultor do Conselho para o Diálogo com os não crentes, participando de conversas de todo o mundo. Em 1986 foi nomeado membro da Comissão Teológica Internacional e tornou-se secretário em 1989.

Foi também presidente da comissão histórico-teológica do Comitê organizador do Grande Jubileu do Ano 2000. Foi ordenado Arcebispo em 7 de outubro de 2003 e consagrado no dia 20 de outubro do mesmo mês.   

Foi criado Cardeal por João Paulo II no Consistório de 21 de outubro de 2003. No dia 1º de dezembro de 2005 deixou sua missão como teólogo do Papa, substituído pelo dominicano Fr. Wojciech Giertych.