A Quarta Seção da Penitenciária da Audiência Nacional condenou Francisco Javier Solar e Mónica Andrea Caballero a 12 anos de prisão pelo atentado cometido por ambos no dia 2 de outubro de 2013 na Basílica do Pilar de Zaragoza (Espanha), o qual causou graves danos materiais e feriu uma mulher.

 

Foram condenados a cinco anos de prisão pelo delito de lesões terroristas e outros sete anos por danos terroristas.

Além disso, deverão pagar também solidariamente uma indenização de 22.775 euros à mulher que sofreu ferimentos enquanto rezava e 182.601 euros ao conselho de Zaragoza pelos danos materiais.

O explosivo colocado na Basílica estava composto por uma bomba de gás, dois quilos de pólvora e um relógio ativador, os quais destruíram a nave central.

No dia 30 de março, um dia antes que fosse declarada a sentença de ambos, a fachada principal da Basílica apareceu pichada com frases que apoiavam os anarquistas.

Solar e Caballero moravam em Barcelona e enfrentavam um pedido da juíza que solicitava que ambos fossem condenados a 44 anos de prisão.

Ambos foram condenados a apenas 12 anos de prisão, porque foram absolvidos dos delitos por pertencer à organização terrorista como integrantes do Comando “Insurreccionsita Mateo Morral’ e de conspiração para cometer delitos de estragos terroristas.

Confira também: