O Bispo de Quilmes, Dom. Luis Stöckler, assinalou que "não é suficiente pôr o olhar no céu esperando a vinda do Senhor", mas sim devemos cumprir seu mandamento de anunciar o Evangelho "em um mundo necessitado da palavra orientadora de Deus".

Durante a celebração da Festa da Ascensão do Senhor, Dom. Stöckler explicou que "a ascensão de Cristo ao Céu significa a participação de sua humanidade no poder e na autoridade de Deus mesmo". Adicionou que com o Jesus se iniciou "a nova criação" e entrou "o primeiro homem no céu novo e na terra nova".

Depois de assinalar que a missão do cristão é levar o Evangelho, disse que não é casualidade que desde Paulo VI esta festa coincida com o dia dos meios de comunicação, "porque esse é o mandamento do Senhor: ‘Ide, anunciai’".

O Concílio, recordou Dom. Stöckler, ensina que o fiel deve trabalhar por cultivar "a terra nova", porque embora "terá que distinguir cuidadosamente o progresso terreno do crescimento do reino de Cristo", não devemos esquecer que o ordenamento da sociedade humana "interessa muito ao reino de Deus".

O Bispo de Quilmes indicou que "nós formamos parte deste mundo" e que o que fizermos "com nossa própria pessoa e ao nosso redor" influirá em sua transformação.

Antes de finalizar, Dom. Stöckler explicou que "a Ascensão do Senhor não é despedida e distanciamento, mas também proximidades", porque antes de subir ao Pai disse aos discípulos: "Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo".