Uma escultura de bronze de Jesus, em tamanho natural, representado como um sem-teto deitado num banco, envolto em um leve cobertor do qual despontam somente os pés marcados pelos pregos da crucifixão, foi colocada durante a Semana Santa do Ano Jubilar no pátio de São Egídio no Vaticano, na entrada dos escritórios da Elemosineria Apostólica.

Assim o informou na quarta-feira a Santa Sé ao referir-se à obra do escultor canadense Timothy P. Schmalz. O artista “teve a ideia de representar a pessoa de Cristo deste modo original após ter visto, durante as festas de Natal, um sem-teto que dormia num banco ao ar livre”.

Em novembro de 2013, durante uma audiência geral na Praça de São Pedro, o autor teve a oportunidade de apresentar ao Papa Francisco uma cópia em formato reduzido do “Jesus sem teto”. “Quando o Santo Padre viu a obra, tocou-a nos joelhos e nos pés e rezou. O Papa Francisco está fazendo propriamente isso, aproximar-se dos marginalizados”, relatou à mídia internacional.

A Santa Sé explicou que a escultura foi doada à Elemosineria Apostólica por iniciativa de Schmalz. “A obra foi feita de bronze e o primeiro exemplar foi colocado no Regis College, Faculdade Teológica dos jesuítas em Toronto (Canadá).

“Há outros exemplares do ‘Jesus sem-teto’ na Austrália, em Cuba, na Índia, na Irlanda, na Espanha e nos Estados Unidos, enquanto a obra do mesmo autor, ‘Jesus mendigo’, está na entrada principal do hospital romano de Santo Spirito”, indicou o Vaticano.

Confira também: