O Presidente da Comissão Episcopal de Mobilidade Humana e Bispo de Cidade Juárez, Dom Renato Ascencio León, informou que em 23 de junho se reunirão em El Paso (Texas) bispos dos Estados Unidos e México para enfrontar o problema dos caçadores de ilegais” norte-americanos, polêmicos personagens que estenderiam suas atividades xenofóbicas a outros pontos do país.
O Prelado indicou que a Comissão Episcopal tomou conhecimento de que grupos relacionados ao Minuteman, organização xenofóbica que se dedica a caçar imigrantes e opera em Arizona, procuram levar sua ideologia aos estados de Califórnia e Texas.
Dom Ascencio assinalou que esses grupos “têm todo nosso repúdio” e recordou que os imigrantes “não são nem guerrilheiros, terroristas ou malfeitores”, mas apenas pessoas “que querem uma oportunidade para melhorar sua vida”. Acrescentou que ao encontro de El Paso assistirão também agentes pastorais de ambos os países.
“Teremos que tratar este caso em concreto –explicou o Prelado–, eu sei que os bispos dos Estados Unidos fizeram já algumas declarações e que empreenderam uma aproximação com as autoridades respectivas para que isso termine”.
O Bispo de Cidade Juárez indicou que há dois anos ambos os episcopados vêm tratando o tema da imigração ilegal, traduzido na carta pastoral “juntos no caminho da esperança, já não somos estrangeiros”.
“Tomara que nossa palavra como pastores chegue a todas estas pessoas (“caçadroes de imigrantes) e os faça repensar em que não podem tomar atitudes xenofóbicas contra aqueles que procuram melhores medidas de subsistência”, afirmou.
Dom Ascencio recordou que os imigrantes “são irmãos independentemente de raça, religião ou nacionalidade”, e que essa “é a mensagem que o Senhor Jesus nos deixou como uma herança”.