O Bispo Auxiliar de Bruxelas, Dom Jean Kockerols, afirmou que, com os graves atentados ocorridos hoje nessa cidade da Bélgica, a Sexta-feira Santa se adiantou três dias.

Em declarações na página Cathol.be da Conferência Episcopal da Bélgica, o Prelado disse que “é um grande mistério que isto aconteça durante os dias da Semana Santa, nos dias mais sagrados para os cristãos”.

“A Sexta-feira Santa se adiantou três dias com estes acontecimentos totalmente absurdos”, assegurou o Prelado.

Na manhã de hoje, duas explosões consecutivas ocorreram no aeroporto de Bruxelas (Bélgica) e uma terceira foi registrada na estação de metrô de Maelbeek, no centro da capital e muito próxima aos edifícios da Comissão e Parlamento Europeu.

As duas explosões do aeroporto aconteceram por volta das 7:45 (hora local). Autoridades belgas confirmaram que se trata de um ataque suicida. Testemunhas citadas pela imprensa asseguraram que alguns minutos antes das explosões escutaram gritos em árabe e alguns disparos.

Dom Kocherols disse que sua “primeira reação foi uma grande dor. Moro aqui, compartilho o destino” de todos os que vivem em Bruxelas.

“Choro com aqueles que estiveram chorando onde quer que estejam. A primeira reação, totalmente normal, é condenar estas ações totalmente absurdas”, disse o Bispo e acrescentou que “devemos trabalhar pelo bem comum, por manter a ordem. Não é necessário começar a fazer polêmica nem acusações acerca de quem foi o culpado ou quem não fez bem o seu trabalho”.

Em seguida, o Prelado expressou: “A primeira reação dos cristãos deve ser a compaixão com os afetados, com os que estão sensibilizados. Penso nas vítimas e em suas famílias, estamos juntos na oração e na amizade”.

“Adotamos a atitude corajosa de Maria que esteve com os discípulos, Ela permaneceu de pé ante a Cruz. A Escritura não menciona nenhuma palavra pronunciada por Ela, mas relata que esteve presente. Esta é a atitude dos cristãos que permanecem, que vivem a esperança ante algo incompreensível”, concluiu o Bispo Auxiliar de Bruxelas.

Confira ainda: