Em um vídeo publicado ontem, o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández, pediu aos membros desta família que façam um “momento muito intenso de fé e de oração”, especialmente na Quinta-feira Santa, pelo Pe. Tom Uzhunnalil, sacerdote que servia com as Missionárias da Caridade, mártires do Iêmen, que está desaparecido desde o dia 4 de março.

Como recordamos, em 4 de março um grupo de terroristas islâmicos assaltaram o albergue para idosos e deficientes administrado pelas Missionárias da Caridade em Áden (Iêmen) e assassinaram quatro religiosas e outras doze pessoas. O trabalho pastoral das Irmãs era apoiado pelo sacerdote salesiano, quem momentos antes do ataque havia celebrado a Missa matutina.

Segundo o testemunho da irmã Sally –única sobrevivente e Superiora da comunidade–, ao escutar os gritos do ataque, o Pe. Tom “consumiu todas as hóstias. Não teve tempo de consumir a hóstia que costuma permanecer na custódia, por isso a dissolveu na água”.

Um vizinho do albergue, relatou a religiosa, viu os terroristas colocar o sacerdote em seu automóvel. Até então se desconhece o paradeiro do Pe. Tom.

Unidade da família salesiana

No vídeo, o Pe. Fernández fez um apelo à família salesiana presente no mundo inteiro, a fim de convidá-los “a um momento muito intenso de fé e de oração”, pois “é muito forte a dor que estamos vivendo em diferentes lugares do mundo” com tantos cristãos perseguidos.

O último caso, assinalou, foi o assassinato das quatro Missionárias da Caridade junto a outros leigos e no Iêmen, “por sua fé, por estar aí, enfim, também foram mártires por causa de uma violência que não tem sentido”.

“Nós continuamos acompanhando na dor e com uma grande ansiedade o que possa estar vivendo o nosso irmão Tom, Salesiano de Dom Bosco, quem está desaparecido até então”, manifestou.

Nesse sentido, o Reitor-Mor expressou sua proximidade à família do sacerdote. “Pedimos ao Senhor uma grande paz, para que possa viver este momento; na esperança no Senhor Jesus”, assinalou.

“Por isso –indicou– convido a todos a terem um momento muito intenso de oração na noite da Quinta-feira Santa, quando acompanhamos a Jesus na dor e na solidão do Getsêmani”. “Espero que toda nossa família salesiana no mundo inteiro e todos os jovens possam estar unidos, nas horas respectivas nesta mesma oração: pela paz”, acrescentou.

Em seguida, o Pe. Fernández convidou a unir-nos ao Papa Francisco, que continua pedindo pela paz.

“Pedimos a paz ao Senhor e pedimos uma grande paz eterna para os mártires, e uma força especial do Ressuscitado para aqueles que sofrem tanta dor e perseguição. E hoje também recordamos o nosso irmão Tom. Obrigado por acolher esta iniciativa, que o Senhor os abençoe”, concluiu a mensagem.

Confira ainda: