O presidente da Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE), Cardeal Reinhard Marx, condenou os atentados terroristas ocorridos nesta terça-feira no aeroporto e metrô de Bruxelas, Bélgica, cidade onde está sediado o Secretariado da comissão.

Em nota divulgada no site da entidade, o Cardeal Marx expressou que esses atentados o “perturbaram profundamente” e o “encheram de tristeza”.

“Meus pensamentos e orações se dirigem neste momento aos falecidos, aos feridos e seus entes queridos”, manifestou o Cardeal alemão, recordando que “estamos na Semana Santa e este é um tempo em que rezamos com particular intensidade pelas vítimas da violência e pelas pessoas próximas a elas”.

O presidente da Comissão se disse particularmente tocado pelo ocorrido, uma vez que seus “compromissos europeus” o levam “com frequência a Bruxelas”.

Por fim, manifestou sua proximidade “à equipe do Secretariado da COMECE, sediada em Bruxelas, nesta presente situação”.

Os atentados também foram condenados pelo presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), Cardeal Peter Erdo, Arcebispo de Budapeste, que assegurou suas orações às vítimas e proximidade às famílias, “diante deste ato atroz”.

“Neste momento de angústia, exorto as pessoas a não se deixarem vencer pelo medo e a rezar pela paz na Europa, no Oriente Médio e em todo o mundo”, acrescentou.

Os atentados em Bruxelas foram provocados por explosões de bombas no Aeroporto Internacional de Zaventem e na estação de metrô Maelbeek. Autoridades afirmaram ainda que a participação de homens-bomba no ataque.

De acordo com a imprensa internacional, até o momento, foram registrados 34 mortos e 170 feridos. Os números, porém, ainda podem aumentar.