O Presidente da Conferência Episcopal do Nicarágua (CEN), Dom. César Viva Robelo, destacou que a presença do Arcebispo Emérito de Manágua, Cardeal Miguel Obando Bravo, foi fundamental para que o país obtivesse a paz depois de anos de guerra civil.

Durante a Missa de despedida celebrada na Catedral, o Bispo de Leon lembrou que os momentos "tão graves" vividos na Nicarágua puderam chegar a "desgraças maiores", mas foram evitadas "graças à tenacidade e espírito de serviço do Cardeal".

O Prelado reconheceu que a Nicarágua não chegou ainda a "uma situação boa", mas –acrescentou–, "podemos pensar que se a tempo meditarmos as coisas", podem-se evitar "maiores males e sofrimentos a nosso país".

Esclareceu que o Cardeal Obando nunca procurou "o aplauso ou a notoriedade", como dizem "alguns inimigos da Igreja", mas sim "os nicaragüenses sabem reconhecer quem nos ajuda e nos favorecem".

O Cardeal Miguel Obando tem 78 anos de idade. Foi ordenado sacerdote em 10 de Agosto de 1958 e consagrado Bispo em 31 de Março de 1968. Sendo Arcebispo de Manágua desde 1970, foi criado Cardeal em 25 de Maio de 1985.

Durante seu trabalho episcopal participou várias vezes como mediador no conflito interno que viveu a Nicarágua. Isto foi reconhecido dentro e fora do país.

Novo arcebispo

No 21 de maio tomará posse da Arquidiocese o novo Arcebispo de Manágua, Dom. Leopoldo Brenes Jarquín, nomeado por João Paulo II.

O Prelado nasceu em Ticuantepe (Masaya), em 7 de março de 1949. Estudo Filosofia e Teologia no Seminário Nacional de Manágua e no Seminário Conciliar do México. Foi ordenado sacerdote em 16 de agosto de 1974. Obteve a Licenciatura em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana e a Pontifícia Universidade Lateranense (Roma). Foi nomeado Bispo em 13 de fevereiro de 1988 e consagrado em 19 de março.

Dom. Brenes se desempenhou como Vigário Episcopal de Pastoral, Vigário Episcopal para Vocações e Ministérios, Bispo Auxiliar de Manágua, Secretário Geral da CEN, Presidente do Departamento de Pastoral Sanitária do Episcopado, e Bispo de Matagalpa.