O Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah, explicou que os sacerdotes não estão obrigados a lavar os pés de mulheres na Quinta-feira Santa, durante a Missa da Ceia do Senhor.

Em declarações aos jornalistas em Roma no mês passado, o Cardeal explicou que um sacerdote “tem que decidir de acordo com a sua consciência e de acordo com o propósito para o qual o Senhor instituiu esta celebração”.

Os comentários do Cardeal africano foram feitos logo após a Congregação presidida por ele ter publicado um decreto no qual assinala que a partir de agora, entre os doze escolhidos para o rito do Lava-pés durante a Missa da Ceia do Senhor, poderá participar qualquer membro do Povo de Deus e não somente homens.

O grupo de doze pessoas, indica o documento, “pode ser formado por homens e mulheres e, convenientemente, por jovens e idosos, sadios e doentes, clérigos, consagrados, leigos”.

O decreto assinala em sua parte final que a Congregação do Vaticano que preside o Cardeal Sarah, “em vigor das faculdades concedidas pelo Supremo Pontífice, introduz essa inovação nos livros litúrgicos do Rito Romano”.

Do mesmo modo, recorda o texto, é tarefa dos pastores “instruir devidamente tanto os fiéis escolhidos como os demais, a fim de que participem do rito consciente, ativa e frutuosamente”.

Confira também: