Tiveram prosseguimento no Vaticano as audiências do processo que investiga as divulgações de informações e documentos reservados da Santa Sé. Na segunda-feira, 14, esteve ausente o jornalista Gianluigi Nuzzi, que se encontrava em Milão, onde enfrenta outro processo penal.

No decurso da audiência matutina de terça-feira, prosseguiu por cerca de três horas o interrogatório ao acusado Mons. Vallejo Balda por parte dos advogados dos outros imputados, depois do qual foi lida e aprovada a ata dos interrogatórios da tarde de terça-feira e da manhã de ontem.

Substancialmente, foram confirmados alguns pontos, entre os quais está o fato de que Mons. Vallejo Balda se sentia ameaçado pelo que chama ainda “o mundo de Francesca”, que o teria levado a passar os documentos aos jornalistas Nuzzi e Emiliano Fittipaldi. Entretanto, as posições destes últimos são diferentes.

Na terça-feira, Fittipaldi foi interrogado. Ele não negou que o sacerdote espanhol tenha sido sua fonte, mas assinalou que suas informações valiam pouco. Além disso, em vários momentos da audiência o jornalista apelou ao segredo profissional e indicou que o fato de Mons. Vallejo ter se sentido “ameaçado” foram apenas sensações.

A audiência terminou pouco depois das 16h30. Francesca Chaouqui pediu para não estar presente nos próximos dias por motivos médicos.

As próximas audiências acontecerão na sexta-feira, 18, às 15h30; na segunda-feira, 21, às 10h30, e na terça-feira, 22, às 15h30. Depois de Páscoa, está prevista a possibilidade de audiências em 30 de março, às 9h30; 31 de março, às 9h30, continuando à tarde; em 1º de abril, às 9h30, continuando na parte da tarde; e em 2 de abril, às 9h30.

De qualquer forma, para as próximas audiências se requer a confirmação do Tribunal.

Confira também: