O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, insistiu aos candidatos à presidência a viver um "pacto nacional" que garanta o desenvolvimento de um processo eleitoral em paz e tranqüilidade diante das eleições presidenciais do próximo ano.

O Cardeal Rivera manifestou que o encontro e o diálogo "são os caminhos que necessita o México, (...) e oxalá também se desse um convite a um pacto nacional". Para o Cardeal, tal pacto é necessário para garantir a tranqüilidade no meio do ambiente eleitoral que já se vive e acrescentou que "com as leis que temos os mexicanos necessitamos um pacto nacional para que tudo saia em paz".

O Arcebispo advertiu que, do contrário, existe o perigo de que os atores e as principais força políticas não se respeitem e se deixem de lado as instituições e as leis, o que provocaria "desordem".

O secretário geral da Conferência Episcopal Mexicana e Bispo de Texcoco, Dom. Carlos Aguiar Retes, também se referiu ao ambiente eleitoral que já se vive na nação e declarou que "dialogar é muito positivo. Mas até onde e em quanto beneficiará ao país, dependerá só da vontade política que cada uma das partes mostre nesse diálogo. Tomara que se dê e sirva para umas eleições tranqüilas e democráticas; esse é o desafio, uma vez estabelecida a possibilidade de restaurar o diálogo".

Durante sua homilia dominical, o Cardeal Rivera felicitou às mães pela celebração de seu dia e lhes disse que têm a tarefa enorme de educar no amor, pois agora "basta lançar um olhar ao mundo para dar-se conta dos dilaceradores gritos que a humanidade lança pelos mortos e feridos das guerras, umas conhecidas e outras esquecidas. A imensa amargura que enche aos lares assolados pela droga, o álcool e todo tipo de vícios"

"As senhoras, as mães –adicionou–, podem nos devolver a todos, com o amor que sempre está presente em seus corações, uma cidade mais humana, fraterna; podem nos devolver uma cidade mais próxima ao coração de Deus, cujo esquecimento é o esquecimento da perda de autênticos valores e a carência de certeza".