Ao referir-se aos recentes assassinatos de um garoto e de uma professora, o Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, fez um chamado aos cidadãos e autoridades salvadorenhas a comprometer-se com a defesa da vida  e fortalecer os valores morais na sociedade.

Depois da Missa dominical na Catedral, o Prelado afirmou que embora todo ato de violência seja condenável “o assassinato de um menor é um ato verdadeiramente triste, não indignante, mas triste”.

O Arcebispo acrescentou que embora no caso do menino, o pai  está sendo acusado, “é preciso demonstrá-lo verdeiramente” já que  “todo mundo é inocente enquanto até que se prove o contrário, é preciso ter  muita precaução em não fazer um escândalo sem provas”.

O menino Maycol José Ticas –de quatro anos–, foi seqüestrado na     quarta-feira passada quando estava na escola, no estado central de San Vicente, e seu cadáver foi encontrado no dia seguinte com sinais de agressão e asfixia, na estrada Panamericana.

A Polícia deteve o pai do garoto, Jimmy Ticas, e sua atual companheira, Laydi Franco, sob acusações de serem os responsáveis intelectuais do crime.

Por outro lado, a professora Elena Hernández Medina, de 32 anos, foi assassinada na sexta-feira em Ciudad Delgado, no norte de San Salvador, supostamente por seu ex –marido Luis Enrique López, que está detido.