Mediante um comunicado publicado na segunda-feira, 14 de março, a Conferência dos Bispos Católicos da República Dominicana rechaçou o ativismo político pró-homossexual do atual embaixador dos Estados Unidos no país caribenho, James Webster, e pediu ao governo dominicano que apresente um protesto formal ante as autoridades de Washington.

Os Bispos assinalam “a profunda preocupação e mal-estar que provocou em uma parte importante da sociedade, e em nós também, as atuações do Embaixador dos Estados Unidos, James Brewster, desde sua chegada a nossa terra”.

“Durante os últimos anos – segue o comunicado – vimos uma e outra vez como o senhor embaixador ultrapassou suas funções, mostrando pouco respeito aos usos e costumes de nossa sociedade, e violando tanto a Constituição da República como a Convenção de Viena Sobre Relações Diplomáticas que rege a diplomacia internacional atual e que foi ratificada pelos Estados Unidos e pela República Dominicana”.

Os Bispos denunciam que Webster “se aproxima de nossa infância em escolas públicas e privadas, em torneios esportivos e outras atividades juvenis e infantis, exibindo o senhor Bob Satawake como seu marido”.

“Isto causou um grande mal-estar nos pais de família, que têm o direito a definir como educar seus filhos e sentem esta visita como uma intromissão de valores contrários aos que eles querem ensinar seus filhos”.

“Eles estão confundindo nossa juventude e infância lhes apresentando um modelo distorcido de família, menosprezando, desta maneira, a autoridade de nossas leis”, acrescentam os Bispos dominicanos.

“Nosso rechaço”, afirmam, “não é à pessoa do embaixador e seu companheiro, nem a sua condição de homossexuais, pois os respeitamos. O que rechaçamos é o abuso de poder em seu modo de atuar, que é contrário a suas competências como embaixador”.

Os Bispos pedem às autoridades do país que denunciem ao embaixador Brewster ante o governo norte-americano, embora as eleições presidenciais do mês de maio tenham adiado a maioria das decisões políticas.

“Uma falta contra nosso país sem uma devida reação seria mandar a mensagem de que os estrangeiros podem vir abusar de sua posição sem consequências. Por esta razão, instamos o Governo a utilizar os mecanismos que as normas diplomáticas preveem para elevar um protesto formal ao Governo dos Estados Unidos a respeito das extrapolações de seu embaixador em terra dominicana”.

James “Wally” Brewster foi nomeado embaixador norte-americano na República Dominicana pelo presidente Barack Obama como prêmio por ter obtido mais de meio milhão de dólares em doações para a campanha presidencial de 2012.

Brewster assumiu suas tarefas como embaixador junto a seu companheiro Bob Satawake e em todos os eventos oficiais se apresenta com ele, em um país onde o 90% da população é católica e as uniões homossexuais não são legais.

Como ex co-presidente da Agenda LGBT do Comitê Nacional Democrata, o embaixador utilizou seu posto público para promover a agenda homossexual no país caribenho, levando a inúmeras queixas solicitando sua renúncia.

Confira também: