Na manhã de ontem dezenas de avós repartiram 40.000 exemplares do “Evangelho da Misericórdia” de São Lucas na Praça de São Pedro, depois de que o Papa Francisco presidiu a Oração do Ângelus, como faz a cada domingo.

 

Trata-se de uma iniciativa da Esmolaria Apostólica – encarregada da caridade do Papa - que pode ser lida na liturgia dominical deste ano (Ciclo C), e está particularmente indicado no Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco.

O texto de Lucas contém as palavras de Jesus: “Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso”.

O Pontífice apresentou este evangelho, em formato de bolso depois de rezar o Ângelus, e explicou a importância de ler o texto.

 

“A seguir, renovou o gesto de doar um Evangelho de bolso. Trata-se do Evangelho de Lucas que lemos nos domingos deste ano litúrgico. O livrinho é titulado: ‘O Evangelho da Misericórdia de São Lucas’. De fato, o evangelista trás as palavras de Jesus: ‘Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso’, de onde foi extraído o tema deste Ano Jubilar”.

O Evangelho foi distribuído gratuitamente pelos voluntários do Dispensário Pediátrico Santa Marta, no Vaticano, junto com alguns idosos e avós de Roma. “Quanto são merecedores os avôs e as avós que transmitem a fé aos seus netos! ”

“Convido vocês a pegarem este evangelho e ler uma passagem a cada dia. Assim, a misericórdia do Pai habitará em seus corações e vocês poderão levá-la a todos que encontrarem”, disse Francisco.

No final, na página 123, se encontram as sete obras de misericórdia corporais e as sete obras de misericórdia espirituais. Seria bom que vocês as aprendessem de memória, pois é mais fácil realizá-las!”

“Convido-vos a tomar este Evangelho para que a misericórdia do Pai se faça obra em vocês, e os voluntários, as avós e os avôs que distribuirão o Evangelho pensem nas pessoas que estão na Praça Pio XII (situada perto da Praça de São Pedro) e vemos que não puderam entrar para que recebam também este Evangelho”.

 

Como ele mesmo indicou, diferente de outras ocasiões nas quais entregou algum presente depois da Oração do Ângelus, como fez há algumas semanas com a “Misericordina Plus”, distribuída por pessoas sem teto, desta vez os voluntários que o distribuíram foram os trabalhadores e as pessoas que recebem assistência do Dispensário Pediátrico de Santa Marta no Vaticano, junto a um milhar de idosos e avós da cidade de Roma.

Em um comunicado, a Esmolaría explicou que “é muito importante que as pessoas que entreguem este presente do Papa, o qual quer chegar à mente e ao coração de todos, sejam os mesmos que transmitiram a vida e os grandes e lindos valores aos seus filhos e netos, e então, como sábios anunciadores da misericórdia do Pai celestial, nos entregam a herança mais preciosa: o Evangelho de Jesus. Assim como os avós são peritos de misericórdia, assim seus filhos e seus netos a aprenderão deles”.

Mais em

 

Depois da distribuição dos evangelhos, os voluntários cruzaram a Porta Santa da Misericórdia a fim de participar do Jubileu, como centenas de pessoas fazem a cada dia em Roma.

Confira ainda: