O serviço é o caminho para chegar a Jesus e alcançar felicidade. Esta foi a catequese que o Papa Francisco dedicou hoje à terceira Audiência Jubilar do ano na Praça de São Pedro. “Ser misericordiosos como o Pai significa seguir Jesus no caminho do serviço”, disse ele.

Recordando a proximidade da Páscoa, o Papa lembrou que quando Jesus lavou os pés de seus discípulos, mostra a humildade. “Um gesto inesperado e impressionante, ao extremo que Pedro não queria aceitá-lo”.

“Jesus indicava assim que o caminho para viver a nossa fé e dar testemunho do seu amor é o serviço. O próprio Jesus aplicou se a imagem do ‘Servo de Deus’ utilizada pelo profeta Isaías. Ele, que é o Senhor, se faz servo!”, explicou o Papa.

De fato, “ao lavar os pés dos seus discípulos, Ele revela o modo como Deus age conosco e, ao mesmo tempo, nos dá o exemplo do seu ‘novo mandamento’, para nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou, ou seja, dando a vida por nós”.

Francisco manifestou que “o amor é o serviço concreto que prestamos uns aos outros, o amor não são palavras: são obras e serviço, um serviço humilde, feito no silêncio e escondido”.

Para o Papa, o serviço também tem relação com os bens materiais, uma vez que “se expressa na partilha” para que “ninguém viva em necessidade”.

“A partilha e a dedicação a quem passa por necessidades é um estilo de vida que Deus sugere também a muitos não cristãos, como caminho de verdadeira humanidade”.

“Por último, não nos esqueçamos de que lavando os pés de seus discípulos e pedindo a eles que façam o mesmo, Jesus nos convida também a confessar mutuamente nossas faltas e rezar uns pelos outros para sabermos perdoar de coração”.

 O Bispo de Roma também disse que “o amor, a caridade e o serviço, ajudar os outros, servir os outros” é uma tarefa dos cristãos.

“Há muitas pessoas que passam a vida assim, no serviço aos demais”, disse para contar em seguida uma anedota: “Na semana passada, recebi uma carta de uma pessoa que me dizia que me agradecia pelo Ano da Misericórdia; me pedia para orar por ela, para que pudesse estar mais próxima do Senhor. A vida desta pessoa era cuidar da mãe e do irmão; a mãe na cama, idosa, lúcida, mas não podia se mover, e irmão deficientes em cadeira de rodas. Esta pessoa, sua vida, era servir, ajudar”.

“E isso é amor! Quando você se esquecer de si mesmo e pensar nos outros: isso é amor! E com o lava-pés o Senhor nos ensina a ser mais servos, como Ele foi servo por nós, por cada um de nós”, concluiu.

Confira também: