Dom Darci José Nicioli, C.SS.R., foi nomeado nesta quarta-feira pelo Papa Francisco Arcebispo de Diamantina (MG). Ele substituirá Dom João Bosco Oliver de Faria, que teve a renúncia aceita por limite de idade, conforme o cân. 401 parágrafo 1º, do Código de Direito Canônico.

Até então Bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida (SP), Dom Darci é natural de Jacutinga (MG), onde nasceu em 1º de maio de 1959. Em 1982, emitiu a profissão religiosa como integrante da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) e, em 8 de março de 1986, foi ordenado sacerdote.

Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campina e Teologia Pontifícia Universidade Católica de Campina. É mestre em Teologia Sacramentaria pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma.

Em seu ministério, exerceu as funções de: vigário paroquial, professor de Teologia, reitor do Seminário de Filosofia, superior de comunidade religiosa, conselheiro provincial, superior da casa geral dos Redentoristas em Roma, administrador e reitor do Santuário Nacional de Aparecida, vice-provincial.

Foi nomeado Bispo auxiliar de Aparecida em 14 de novembro de 2012, tendo recebido a ordenação episcopal em 3 de fevereiro de 2013. Seu lema episcopal é “Que a tua luz brilhe”.

Durante a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada de 14 a 25 de abril de 2015 em Aparecida (SP), Dom Darci foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. E, em maio de 2015, foi nomeado membro do Departamento de Comunicação do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano).