A Diocese de Santa Clara (Cuba) informou que segue avançando a causa de beatificação do Servo de Deu Pe. José Wech Vandor, sacerdote salesiano nascido na Hungria e que foi missionário na ilha por 43 anos, após sua fama de santidade e o exercício de suas virtudes heroicas foram reconhecidos unanimemente por nove consultores teólogos locais.

A notícia foi divulgada no dia 26 de fevereiro no site da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba. “Em 18 de fevereiro de 2016, durante o Congresso de Consultores Teólogos, foi dado parecer positivo (nove de nove) referente à fama de santidade e ao exercício das virtudes heroicas do Servo de Deus José Wech Vandor (1909- 1979), sacerdote salesiano, missionário em Cuba de 1936 até sua morte em 1979”, foi informado.

De acordo com a nota, “a Positio teve como relator o Padre Zdzislaw Kijas, OFM Conv., e como colaboradora a Dra. Ludovica Maria Zanett”. 

Este documento “apresenta de forma crítica e em profundidade tudo o que comprova, documenta e testemunha em lreação às virtudes heroicas dos Servo de Deus e consta de quatro partes: Breve apresentação pelo relator; ‘Informatio’, ou seja, a parte teológica na qual se comprova que o Servo de Deus praticou de maneira heroica todas as virtudes cristãs; ‘Summarium’, um resumo com as provas dos testemunhos e documentos; e a Biografia crítica”.

Sua vida

José Wech nasceu na Hungria em 29 de outubro de 1909. No entanto, mudou seu nome para “Vandor”, que significa “peregrino” em sua língua nativa.

Foi ordenado sacerdote em 1936. Naquele ano, foi enviado para Cuba como um missionário salesiano.

Em 1954, mudou-se para a cidade de Santa Clara, no centro do país, para fundar uma nova obra salesiana com a construção o colégio “Rosa Pérez Velasco”, instalando-se na Igreja do Carmo.

“O seu trabalho pastoral e educativo durante as décadas difíceis da nação cubana ainda permanece nas memórias de pessoas que o conheceram e que promoveram sua figura para que sua pegada não se perca na História”, indicou a nota.

Finalmente, no dia 8 de outubro de 1979, partiu para a casa do Pai depois de sofrer durante vários anos de uma doença degenerativa.  

Confira também: