O Papa Francisco e os membros da Cúria romana iniciaram ontem seus exercícios espirituais na Casa do Divino Mestre de Ariccia, localizado no subúrbio de Roma; os quais terminarão em 11 de março. Assim anunciou o Pontífice na manhã deste domingo, 6, depois da oração do Ângelus. “Peço, por favor, uma lembrança na oração por mim e pelos meus colaboradores, que a partir da noite de hoje até sexta-feira, faremos os Exercícios Espirituais”.

Durante esse período de retiro, como costumam fazer a cada ano, ficam suspensas as audiências privadas e especiais, inclusive a Audiência Geral desta quarta-feira.

Nesta ocasião o pregador dos exercícios será o Pe. Ermes Ronchi, membro dos Servos de Maria, que fará ao Pontífice e à Cúria dez perguntas tiradas dos evangelhos.

O programa começou ontem às 18h com a Adoração Eucarística e a oração das vésperas. As jornadas sucessivas começarão às 7:30 com as Sentencie, seguidas de uma primeira meditação às 9:30 e logo a concelebração eucarística.

A segunda meditação de cada dia será feita às 16h, em seguida realizarão a Adoração Eucarística e as vésperas. No dia 11 de março, jornada final, haverá uma única meditação.

A seguir, as dez perguntas que abrirão as meditações são:

“Que buscais?” (Jo 1-38).

“Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? ” (Mc 4-40).

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar?” (Mt 5-13).

“E vós, quem dizeis que eu sou?” (Lc 9-20).

“E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher?” (Lc 7-44).

“E ele disse-lhes: Quantos pães tendes?” (Mc 6-38; Mt 15-34).

“E, endireitando-se Jesus, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?” (Jo 8-10).

“Mulher, por que choras? Quem buscas?” (Jo 20-15).

“Simão, filho de Jonas, me amas?” (Jo 21-16).

“E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?” (Lc 1-34).

Mais em

Confira também: