O Papa Bento XVI refletiu ontem sobre a Jornada Mundial das Comunicações Sociais e assegurou que os meios "podem favorecer o conhecimento recíproco e o diálogo" ou "alimentar o prejuízo e o desprezo entre os indivíduos e os povos".

O Santo Padre rezou desde a janela de seu estúdio o Regina Caeli com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro. Recordou que em muitos países, a Igreja celebra a solenidade da Ascensão do Senhor ao Céu, e meditou sobre o significado de tal mistério para a vida de cada cristão.

Com motivo da Jornada, que leva por tema "Os meios de comunicação ao serviço da compreensão entre os povos", Bento XVI destacou que “na atual época da imagem, os mass mídia constituem efetivamente uma extraordinária fonte de recursos para promover a solidariedade e a compreensão da família humana".

"Tudo depende, entretanto, do modo no qual são utilizados. Esses importantes instrumentos da comunicação podem favorecer o conhecimento recíproco e o diálogo, ou também, pelo contrário, alimentar o prejuízo e o desprezo entre os indivíduos e os povos; podem contribuir a difundir a paz ou a fomentar a violência”.

Neste contexto fez um chamado a todos os seres humanos ressaltando a necessidade de “chamar a atenção sobre a responsabilidade pessoal; é necessário que todos façam sua parte para assegurar toda forma de comunicação objetiva, respeito da dignidade humana e atenção ao bem comum. Em tal modo se contribui a destruir os muros de hostilidade que ainda dividem a humanidade, e é possível consolidar aqueles vínculos de amizade e de amor que são sinais do Reino de Deus na história”.

Renovar a fé

Nas suas palavras iniciais afirmou que “estamos chamados a renovar nossa fé em Jesus, única verdadeira áncora de salvação para todos os homens. Subindo ao Céu, Ele tem aberto novamente o caminho para nossa pátria definitiva, que é o Paraíso. Agora, com a potência de seu Espírito, sustenta-nos no cotidiano peregrinar na terra”.

Ao final retomou o tema do mistério da Ascensão recordando a presença da Virgem María entre os discípulos.

Finalmente, cumprimentou afetuosamente aos grupos de peregrinos na Praça São Pedro chegados dos Estados Unidos, Dinamarca, Holanda, Espanha e de todas partes da Itália.