No final da Audiência Geral de quarta-feira, o Papa Francisco abençoo por mais um ano a tocha que marca o início das celebrações de “Março Beneditino”, o qual termina no próximo dia 5 de abril e tem como protagonista a São Bento de Núrsia.

Com o gesto do Papa, a tocha começou sua caminhada e este ano partirá dos Países Baixos, onde permanecerá entre os dias 10 e 12 de março, e passará por Amsterdã (Holanda), Haia e pelo monastério de Egmond.

As celebrações começaram no sábado passado, 27 de fevereiro, na Basílica de São Bento, localizada na cidade italiana de Núrsia, onde nasceu o santo e procedeu à sublevação da tocha.

Neste ano, os diversos eventos foram patrocinados pelo Parlamento Europeu, instituição que representa diretamente os cidadãos deste continente na União Europeia.

A cerimônia na Basílica esteve precedida por um desfile das Cortes históricas de Núrsia e Subiaco (no subúrbio de Roma) da Porta Romana até a praça São Bento, onde inúmeros artistas fizeram uma dança típica medieval. Logo após, rezaram as vésperas com religiosos e levantaram a tocha beneditina.

O prior do Monastério de Núrsia, Pe. Cassian Folsom, explicou que a tocha “é o símbolo do homem”. “Sua chama é o emblema do Espírito Santo. Tem o desafio de não descuidá-la nunca, pois se descuidam de uma tocha acesa pouco a pouco se apaga e em torno dela se reunirão os ratos e comerão a mecha”. “Acendamos nossa chama interior, reavivando a fé e seguindo o exemplo de São Bento”, pediu.

O “Março Beneditino” é para esta cidade um dos eventos mais importantes do ano e é muito popular o traslado da tocha por toda a Itália, enquanto é levada por atletas e acompanhada por uma delegação composta por pessoas do mundo eclesiástico e institucional a fim de levar a todos a mensagem de São Bento de Núrsia.

Em declarações ao Grupo ACI, um dos membros da delegação explicou: “50 pessoas vieram da cidade de Cassino e 20 de Núrsia. A cada ano, fazemos isto em honra a São Bento, acendemos esta tocha de paz. A cada ano parte de uma capital europeia diferente, este ano foi escolhida Amsterdã”.

“O Papa Francisco nos desejou uma boa celebração e um bom caminho. Foi emocionante”, acrescentou.

São Bento de Núrsia (cuja festa é celebrada no dia 21 de março) é o precursor da vida monástica no Ocidente e o fundador dos beneditinos. É também o padroeiro da Europa e patriarca do monacato ocidental. Foi o responsável pela conhecida “Regra de São Bento” para seus monges, mas serviu de inspiração e guia para a maioria de ordens religiosas do mundo.

Esta iniciativa nasceu em 1964, quando o Papa Paulo VI proclamou São Bento de Núrsia como o padroeiro da Europa.

Confira também: